domingo, 22 de abril de 2012

RINS - CÁLCULO RENAL - DOENÇA RENAL E SINTOMAS - EXAMES PARA SABER COMO ESTÃO OS RINS - DEPOIMENTO


 Os rins são duas glândulas de cor vermelhas escuras situadas simetricamente nos lados da coluna vertebral, na região lombar. Medem 10 cm de largura e pesam cerca de 150g cada um.

          Cada rim contém cerca de 1 milhão de néfrons, o que torna esse órgão capaz de filtrar os excretas que circulam no nosso sangue.

          Situam-se na cavidade abdominal, ao lado da coluna vertebral. Possuem duas faces: uma côncava e outra convexa.

          Na face côncava há uma escavação chamada hilo renal. Por ela entra a artéria renal, que leva sangue arterial ao rim; por aí também sai a veia renal, que retira o sangue venoso do rim, levando-o para a veia cava inferior.
          O peritônio, membrana serosa que cobre a superfície interior do abdome, prende-os fortemente contra a parede abdominal.

          A extremidade superior de cada rim é coberta por uma glândula endócrina, a glândula supra-renal.


O sangue que se vai depurar passa pela artéria renal até aos rins e sai pela veia renal, debaixo do envoltório granuloso formado pelos glóbulos glomerulos de Malpighi.

Tais glomérulos são constituídos por capilares sangüíneos, artérias, e estão envoltos na cápsula de Bowman, que é uma bolsa que continua com o tubo uriníferos.

          Cada rim contém dois milhões destes tubos, agrupados em feixes piramidais. São os que contém a urina, a qual passa à pélvis renal e daí aos uréteres, que são o conduto excretor do rim que comunica a pélvis com a bexiga.
          A bexiga tem um comprimento aproximado de 30cm e um diâmetro de 5mm. Nela deposita-se a urina até o momento da sua expulsão para o exterior.

1. O que fazem os rins?
·           Controlam a quantidade de água e sal do corpo
·           Eliminam toxinas
·           Ajudam a controlar a hipertensão arterial
·           Produzem hormônios que impedem a anemia e a descalcificação óssea
·           Eliminam alguns medicamentos e outras substâncias ingeridas

Caso não funcionem corretamente, as impurezas se acumulam e a pessoa ficará intoxicada pela ureia e demais substâncias tóxicas que seu próprio metabolismo produziu (endógenas) ou que a pessoa internalizou (exógenas) como remédio, drogas ou agrotóxicos. Veja a importância do uso do GFU ajudando seu organismo a limpar essas impurezas.

Mas, além da sua função vital de eliminar substâncias tóxicas, os rins também desempenham muitas outras funções. E, devido ao fato de passar pelo sistema renal todos os líquidos corporais, seu bom ou mau desempenho pode afetar, sem exceção, todos os demais órgãos e sistemas do organismo.

FUNÇÕES
-Filtrar todos os líquidos corporais com a produção da urina para exercer sua função principal que é de desintoxicação e excreção;
-Eliminar substâncias tóxicas endógenas oriundas do metabolismo, como por exemplo, a ureia e a creatinina;
-Eliminar substâncias exógenas como medicações, antibióticos, aditivos químicos e drogas;
-Manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo humano, tais como sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato, hidrogênio, cloro e outros;
-Regular o equilíbrio ácido-básico, buscando manter constante o pH ideal do organismo que deve ser levemente alcalino, idealmente entre 7,36 a 7,42;
-Regular a pressão e o volume de líquido corporal, retendo ou eliminando o excesso de água do organismo, ou seja, manter a pressão e o volume hídrico constante;
-Regular a composição sanguínea de células vermelhas, sais minerais, hormônios, nutrientes e outros;
-Regular a nutrição de ossos e dentes;
-Produção de hormônios como a eritropoietina que estimula a produção de hemácias (células vermelhas do sangue), a renina que eleva a pressão arterial, a vitamina D que atua no metabolismo dos ossos e regula a concentração de cálcio e fósforo no organismo, além das cininas e prostaglandinas. 

SISTEMA EXCRETOR – APARELHO URINÁRIO
  O sistema excretor é formado pelo aparelho urinário que compreende duas glândulas secretoras, onde se elabora a urina.

          A urina é um líquido transparente, de cor amarelada e leva dissolvidas várias substâncias. Um litro de urina contém normalmente água, 10 mg de cloreto de sódio e dois produtos tóxicos: a ureia (25g) e o ácido úrico (0,5g).

          A bexiga é uma bolsa muscular e elástica que se encontra na parte inferior do abdome e está destinada a recolher a urina que é trazida pelos uréteres. Sua capacidade variável é em média de 300ml.
         
 A uretra é um conduto pelo qual é expulsada a urina ao exterior, empurrada pela contração vesical; abre-se ao exterior pelo meato urinário e sua base está rodeada pelo esfíncter uretral.



INSUFICIÊNCIA RENAL
________________________________________

          A Insuficiência Renal não é mais do que o resultado da acumulação de substâncias prejudiciais que não são eliminadas e da falta de outras que o rim habitualmente fabrica, com a perda das funções dos rins. Vamos cuidar dos nossos rins com o uso certinho do GFU e em conjunto estaremos ajudando todos os nossos órgãos e Sistemas

          Nesta conformidade todo o organismo sofre. Os produtos finais do metabolismo dos alimentos e da vida das células acumulam-se.

          As principais causas da insuficiência renal são as glomerulonefrites, as pielonefrites e a hipertensão arterial, entre outras.

          É habitual descreverem-se Insuficiência Renal Aguda e a Insuficiência Renal Crônica.


Insuficiência Renal Aguda

          Em alguns pacientes com doenças graves, os rins podem parar de funcionar de maneira rápida, porém temporária. Rápida porque a função renal é perdida em algumas horas e temporária porque os rins podem voltar a funcionar após algumas semanas. A esta situação os médicos chamam de Insuficiência Renal Aguda. Em muitas ocasiões o paciente necessita de ser mantido com tratamento por diálise até que os rins voltem a funcionar.


Insuficiência Renal Crônica

          Insuficiência Renal Crônica é a perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais. Por ser lenta e progressiva, esta perda resulta em processos adaptativos que, até um certo ponto, mantém o paciente sem sintomas da doença.

          Até que tenha perdido cerca de 50% de sua função renal, os pacientes permanecem quase que sem sintomas. A partir daí podem aparecer sintomas e sinais que nem sempre incomodam muito o paciente. Assim, anemia leve, pressão alta, edema dos olhos e pés, mudança nos hábitos de urinar e do aceito da urina (urina muito clara, sangue na urina, etc.).    
     
Como saber se você tem doença renal?

SINTOMAS QUE SINALIZAM DESEQUILÍBRIO NA ESSÊNCIA VITAL (QI) DOS RINS
São alertas de que deve ser procurada orientação médica: 
- Inchaços frequentes, principalmente de pernas e pés;
- Alterações no aspecto da urina: cor de coca-cola, sanguinolenta, espumosa;
- Urina em excesso pode sinalizar diabetes;
- Pouca urina e ardor à micção;
- Palidez constante;
- Aumento de pressão arterial, náuseas e vômitos;
- Boca seca ou gosmenta e hálito cetônico;
- Ossos e dentes muito frágeis ou sensíveis;
- Asma e bronquites;
- Problemas de zumbido e audição e;
- Dores lombares.

EXAMES
Dois exames muito comuns checam o funcionamento renal. E melhor: médicos de qualquer especialidade podem requisitá-los.

Exame de sangue

Ao medir o nível de creatinina, um resíduo originado da atividade muscular corriqueira, é possível calcular a quantas anda o trabalho de filtração dos rins. Quando os níveis da substância estão elevados, é sinal de que algo não vai bem.

Exame de urina

Esse teste vai mostrar a presença de uma proteína, a albumina, no líquido amarelo. O composto orgânico não costuma aparecer no xixi, já que ele é retido quando chega aos rins. Porém, se existirem problemas, a albumina será liberada sem empecilhos.

Doenças preliminares
Alguns problemas de saúde podem levar ao desenvolvimento da DRC – Doença Renal Crônica.

Diabete
Hipertensão
Glomerulonefrite (infecção no glomérulo)
Má-formação nos rins
Lúpus
Cálculo renal
Tumores
Infecções urinárias recorrentes

http://www.unifesp.br/denf/NIEn/insuf_renal/funcao_renal.htm
http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/orientacoes-gerais-sobre-saude/como-cuidar-dos-seus-rins-e-prevenir-a-doenca-renal
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=07710
http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/prevencao-trata/saiba-como-cuidar-bem-rins-753346.shtml
http://www.tuasaude.com/pedra-nos-rins/


CÁLCULOS RENAIS 

São depósitos de sais minerais nos rins ou no aparelho urinário. Estas pedras começam bem pequenas e vão crescendo. O acúmulo de minerais que acabam se cristalizando ocorre devido a uma disfunção metabólica no organismo.

Cálculos renais constituídos por cálcio são os mais comuns. Alguns outros minerais normalmente encontrados são: estruvita, oxalato, ácido úrico.






Recebemos um depoimento de um senhor que 1 vez por ano era hospitalizado para retirar pedras nos rins. Ao começar a dor aplicou o GFU e ficou 2 horas seguidas. A dor foi diminuindo e no dia seguinte as pedras saíram. 

O cálculo renal normalmente é uma combinação de cálcio  com oxalato.


MULHERES NA MENOPAUSA ATENTEM AOS SUPLEMENTOS DE CÁLCIO
O CÁLCIO "EM PILULAS"É ABSORVIDO DE FORMA DIFERENTE NO NOSSO ORGANISMO.
O CÁLCIO QUE VEM PELA ALIMENTAÇÃO chega ao intestino junto com o oxalato, interferindo na sua absorção. e NÃO VAI PARA OS RINS diminuindo assim a formação de pedras/cálculos renais.





As informações contidas neste documento não devem ser usadas para substituir os serviços ou as instruções de um médico ou profissional de saúde qualificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.