domingo, 22 de abril de 2012

RADIAÇÕES - Dr Vitor Baranauskas - Radiações Ionizantes - Radiação que Cura também Mata - Dr. David O. Carpenter, MD - 09.11.2013

15 de maio de 2009 – texto original: http://radiacaoquecuramata.blogspot.com.br/2010/07/vitor-baranauskas-radiacoes.html
  EFEITOS DAS RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS EMITIDAS PELAS TORRES DE MICROONDAS E TELEFONIA CELULAR NA SAÚDE HUMANA

Vitor Baranauskas -Físico, Professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação, de Semicondutores Instrumentos e Fotônica, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

1 - O CORPO HUMANO COMO ANTENA RECEPTORA 
O corpo humano é um mecanismo biológico extremamente complexo e, do ponto de vista elétrico, apresenta estruturas de alta condutividade iônica e eletrônica como por exemplo as redes de neurônios, os fluidos sanguíneos, o liquor cerebral, etc..
Por sermos bípedes, isto é, andarmos na posição vertical, funcionamos também como ótimas antenas receptoras para absorção da radiação eletromagnética.
 A eficiência da absorção vai depender principalmente das dimensões físicas do corpo e do comprimento da onda da radiação emitida no espaço livre.

Podemos modelar o corpo humano considerando pelo menos quatro diferentes dimensões:
- a altura de corpo inteiro (relacionada ao sistema circulatório e ao sistema linfático)
- o comprimento da coluna vertebral (por onde circula o líguor céfaloraquiano) a distância cabeça-pescoço (relacionada a barreira hematoencefálica, distribuida no encéfalo e medula espinhal)
- e as dimensões da caixa craniana.
É importante ressaltar que cada ser humano têm dimensões diferentes, e que estes valores variam muito, comparando-se  por exemplo, uma pessoa adulta e um bebê.
Como a telefonia celular emite radiação com comprimentos de onda entre 33,7 cm e 36,3 cm, pode-se concluir que estes valores coincidem com a ressonância, isto é, a maior absorção na caixa craniana e na barreira hematoenefálica de pessoas adultas, ou na radiação de corpo inteiro em bebês.

É importante observar também que várias crianças e adultos possuem também próteses e válvulas, as quais também funcionam como antenas absorvedoras.

Uma vez absorvida, a radiação eletromagnética influencia diversos mecanismos de bio regulação como por exemplo, a temperatura corpórea, a taxa de hormonal, a ativida-de celular ( Replicação do DNA, atividade das mitocôndrias, difusão nas membranas celulares,...) etc..
As alterações vão depender principalmente da frequência da radiação e da  frequência de vibração natural das estruturas, células, ou moléculas, além da intensidade dos campos elétrico e magnético.
Diferentemente das radiações de fonte naturais como por exemplo, o Sol, a radiação eletromagnética produzida pelas antenas têm coerência de frequência da radiação absorvida com alguma frequência de vibração própria em algum órgão, tecido ou fluido do organismo humano, os resultados poderão ser catastróficos.

2 - HIPERTEMIA 
As micro ondas, ao serem absorvidas pelo organismo humano, geram aquecimento, ou seja, aumentam a temperatura corpórea.
Este aquecimento não é homogêneo pois os tecidos ou órgãos têm diferentes taxas de absorção específica (TAE).

A temperatura final depende também da capacidade de dissipação da energia absorvida, e está relacionada com a capacidade de termo-regulação de cada um destes sistemas, assim como das condições fisiológicas de cada indivíduo.

Um exemplo simples para ilustrar é o problema do "frango no microondas". Pode-se observar que o frango preparado no forno de micro ondas doméstico pode ter o seu interior completamente cozido enquanto que sua pele continua crua. Isto ocorre porque a pele, por ter muito pouca água, têm uma TAE muito menor do que as partes internas do frango, e como consequência, ainda não está cozida quando, comparativamente, o interior do frango já está pronto.

Da mesma forma, um indivíduo, exposto à radiação de micro ondas poderá sofrer queimaduras internas sem que nenhuma transformação visível possa ser diagnosticada em sua pele.

Um exemplo clássico de termo-regulação é dado pela comparação entre o coelho e o cão de caça. O coelho tem uma velocidade muito maior do que o cão, mas seu nariz, responsável pelo resfriamento do sangue é muito curto, comparado ao do cachorro. Se o coelho não encontrar um esconderijo rápido ele rapidamente desmaia e é alcançado pelo cão.

Dependendo da saúde do indivíduo, da potência de micro ondas e da região do corpo em que ela é absorvida, a hipertemia pode ser "aparentemente" reversível ou não.
Em outras palavras, um sujeito saudável submetido a uma baixa densidade de radiação de micro ondas terá um aumento de temperatura corpórea, a qual poderá voltar aparentemente ao normal quando o indivíduo se afasta da fonte de radiação.
"Aparentemente" neste caso, quer dizer que macroscopicamente o sistema corpóreo restabeleceu seu equilíbrio, sem o desenvolvimento de uma patologia associada. Entretanto, microscopicamente, sabe-se lá quais e quantas estruturas biológicas foram danificadas ou não.
Os efeitos térmicos provocados pela radiação de micro ondas também contribuem para a alteração psicológica do indivíduo podendo provocar alterações de comportamento e fadiga. Portanto, não há nenhuma dúvida na literatura científica de que a hipertemia provocada pelas radiações eletromagnéticas é potencialmente prejudicial à saúde humana.
Quando se encosta em um objeto quente nossa ação espontânea é nos afastarmos sentimos visualmente quando a temperatura é quente infelizmente não temos nenhum receptor no organismo para detectar a radiação eletromagnética, a qual também é invisível. Além das possíveis doenças provocadas pela hipertemia, a radiação eletromagnética também pode provocar outras patologias e nestes casos em níveis de radiação muito mais baixos do que os detectados pelos efeitos térmicos. 

3 - CATARATAS 
O olho humano é um órgão extremamente complexo formado pela córnea, humor aquoso, cristalino,humor vítreo, retina, nervos ópticos e músculos.A proteína das  estruturas da córnea e da lente é o colágeno, que é basicamente a mesma molécula que forma os ossos, por exemplo. Para que a córnea e a lente possam ser opticamente transparentes a moléculas de colágeno são orientadas de forma bastante complexa e específica, com uma hidratação entre as moléculas bem definida.
A água e o colágeno também são os componentes do humor aquoso e do humor vítreo. A córnea e o cristalino são, portanto muito delicadas e que devem estar sempre bem hidratadas. A função do piscar da pálpebra, por exemplo, serve principalmente para garantir a umidade da superfície da córnea. A irrigação sanguínea nestas estruturas é ausente pois a vascularização prejudica a transparência dos mesmos.

Portanto, no caso da córnea e do cristalino, existem dois fatores que potencializam os danos da radiação de micro ondas, que são: a necessidade de hidratação e a baixa irrigação sanguínea. Outro aspecto importante é a dificuldade de regeneração destes tecidos quando desidratados. Com a eliminação da água, as fibras de colágeno se aproximam e se enrolam formando uma adesão molecular característica que lhe garantiam a transparência óptica e passam a ter um esbranquecimento ( opacidade) , cuja transparência é irrecuperável.

Os processos de catarata podem ocorrer também devido a mecanismos de iniciados por outros fatores, como por exemplo problemas vasculatórios, deficiência imunológica, envelhecimento etc. Pessoas que já tenham estas deficiências vão ter também os efeitos da radiação de micro ondas somatizados.

4 - CÂNCER 
As células humanas em um indivíduo saudável estão em constante reprodução pois este processo representa a vitalidade que envolve o crescimento, o desenvolvimento e manutenção dos diversos órgãos, tecidos, ou fluidos do corpo.
 As células que cumpriram seu tempo de vida ou que foram danificadas por agressões internas ou externas ao organismo são substituídas pelas novas. As informações para que a células se reproduzam estão basicamente contidas em seu DNA, na quantidade de genes ou da morfologia.
Se o sistema de auto-defesa (sistema imunológico) do indivíduo estiver atento, esta célula "diferente" será descoberta e destruída. Se isto não ocorrer, as células "diferentes" terão a possibilidade de se reproduzir, formando uma grande quantidade de células "diferentes" as quais podem se disseminar para outras partes do corpo ou formar aglomerados, denominados tumores.
Os aglomerados de células "diferentes" vão agir como partes de um corpo completamente estranho ao corpo do indivíduo original, provocando alterações irrecuperáveis na fisiologia das partes envolvidas. Como consequência final, se não houver tratamento, levarão o indivíduo à morte.

O processo de multiplicação não controlada de células "diferentes" é denominado de neoplasia. As células diferentes" são chamadas de "células tumorais malignas" quando a sua atividade multiplicativa é bastante intensa e invasiva.

Em resumo, os fatores principais que podem desencadear o câncer são as alterações do DNA e a deficiência do sistema imunológico. E, infelizmente tanto um quanto o outro podem ser alterados pela radiação eletromagnética.

Com o as células humanas possuem funções diferenciadas (para constituir os diferentes tecidos e órgãos do corpo) a reprodução das "células malignas" pode ocorrer em regiões localizadas (pele,seio,cérebro,fígado etc.), nos fluídos (sangue) ou em todo o corpo (metástase). Consequentemente, os efeitos da radiação eletromagnética também serão diferentes, nas diferentes partes do corpo.

O uso de uma antena de um telefone celular próximo à cabeça,certamente trará maiores consequências da radiação sobre as regiões do cérebro e aos nervos da mão que segura o aparelho) do que às outras partes do corpo.
Devido a este motivo o risco de câncer cerebral deve ser maior em usuários de telefone celular. A dificuldade de comprovação direta entre a radiação de micro ondas do celular e o câncer cerebral é a óbvia impossibilidade ética de se utilizar cobaias humanas
Mas, na prática, os usuários atuais infelizmente têm sido "cobaias desta tecnologia". 

É importante lembrar que no cérebro humano estão localizadas as hipófise e a pineal, que são glândulas responsáveis pela secreção de dezenas de hormônios, esteroides ou não. Estes hormônios influenciam diretamente as funções celulares assim como diversas funções fisiológicas e até psicológicas do ser humano.
Portanto através da disfunção dos mecanismos hormonais, a incidência de radiação no cérebro pode levar a diferentes mecanismos de ativação celular que podem originar células "diferentes" em outras partes do corpo, além do próprio cérebro.
As crianças que moram próximas das ERBs com a radiação de frequência de 900MHz,mesmo m níveis de 50uW/cm2,prejudica as fases do sono responsáveis pela memória e aprendizado.

As populações vizinhas das torres de micro ondas - existem estudos que verificaram o aumento nos casos de leucemia e da mortalidade associada em relação a proximidade entre as residências e antenas.

Finalmente, estudos epidemiológicos feitos em grupos de pessoas que são expostas à radiações eletromagnéticas devido a seu trabalho profissional, como operadores de radar de rádio etc., demonstraram que há evidência epidemiológica de alteração na razão entre as células brancas e células vermelhas do sangue,incremento da leucemia mielocítica crônica e leucemia mieloblástica aguda, aumento das malignidades no sistema hemapoetico/linfático, aumento da neoplasia do trato alimentar e aumento da incidência de câncer cerebral.

5 - MARCA-PASSOS, VÁLVULAS E PRÓTESES 
Pacientes que sofrem de alguma arritmia crônica, difícil de ser controlada com remédios,têm necessidade de utilização de marca-passos, implantados em seu organismo. Os marca-passos são circuitos eletrônicos desenvolvidos para fornecer estímulos periódicos ao órgão necessitado.
O tipo mais utilizado é o marca-passo cardíaco mas existem também marca-passos para outras arritmias, como por exemplo as provocadas pela doença de Parkinson.
Existem no mercado vários tipos de modelos de marca-passos, sendo os mais sofisticados aqueles que podem fornecer estímulos com várias frequências, em função da atividade física que o indivíduo esteja exercendo no momento. Os marca-passos possuem uma blindagem contra interferências eletromagnéticas, mas devido às próprias características do aparelho a blindagem completa não pode ser realizada. Os fabricantes de marca-passos recomendam que seus usuários mantenham-se mais de 16 cm. Afastados de qualquer telefone celular.
 Outra recomendação é que também não carreguem o celular no bolso. Pacientes que tenham distúrbios não controláveis de hidrocefalia ou de hipertensão encefálica têm necessidade de implantação de válvula de drenagem do líquor. Estas válvulas, por suas características, podem ter seu funcionamento interrompido por interferências com a radiação eletromagnética pois funcionam como ótimas antenas receptoras. Dificilmente esta interrupção do funcionamento será diagnosticada a tempo pelo médico.
 Pacientes com próteses metálicas também devem ficar atentos pois estas interagem com a radiação eletromagnética a qual pode induzir processos bioquímicos de rejeição que não eram esperados para acontecer no tempo de vida útil previsto para as próteses.

Qualquer outro acessório médico-eletrônico utilizado internamente ou externamente, pode ser passível de mau funcionamento devido a interferência com as micro ondas do telefone celular. Outro problema é que estas interferências podem ser intermitentes, o que dificulta a identificação do seu mau funcionamento. nov/2008.


ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
 


Professor Victor Baranauska
Unicamp
 

Recentemente, num estudo realizado por um conjunto de investigadores do Instituto de Ciência Weizmann, em Israel, publicado no Biochemical Journal, afirmam que apenas 10 minutos a falar através de um telemóvel poderá provocar alterações nas células cerebrais ligadas à divisão celular e ao cancro.

O Teste de Absorção de Energia, também conhecido por SAR é o teste responsável por fazer a medição do índice de exposição à radiofrequência de dispositivos electrónicos, principalmente de telemóveis e/ou smartphones. Na União Europeia, a entidade reguladora, o CENELEC especifica limites do SAR, seguindo as normas IEC.Para telemóveis e outros dispositivos móveis, o limite do valor do SAR é de 2W/kg considerando uma massa de tecido de 10g, que absorve a maior parte do sinal. ( IEC 62209-1 ).

Sabia que o Supremo Tribunal Italiano concluiu, há já alguns meses, que o tumor no cérebro de um homem de negócios foi causado pelo uso frequente do telemóvel?

O teste dos níveis de radiação é feito de acordo com o índice de absorção específico (SAR), que é um modo de avaliar a quantidade de energia de radiofreqüência absorvida pelo corpo humano. Para obter uma licença do FCC, o nível máximo de SAR do telefone deve ser inferior a 1,6 watts por quilograma (W/kg). Em 2000, a (CTIA) Cellular 

Telecommunications and Internet Association (em inglês) ordenou que os fabricantes de telefones celulares colocassem etiquetas nos aparelhos com informações sobre os níveis de radiação.

Metal e água são fortes condutores de ondas transmissoras, por isso evite o uso de celular se estiver usando óculos com armação metálica ou após o banho, com os cabelos molhados.

 Espere completar a chamada antes de usar o fone de ouvido ou aproximar o aparelho da cabeça, pois, para fazer a ligação, o aparelho primeiro faz uso de fortes sinais de frequência, que diminuem assim que a pessoa atende. As ondas de radiação são mais fortes durante a chamada.

Se o aparelho estiver ligado, não o carregue nos bolsos. Algumas mulheres têm o hábito de colocar próximo ou entre os seios. Não façam isso! Isso pode causar problemas de fertilidade e até no coração. Quando o telefone está ligado, ele automaticamente transmite sinais a cada dois minutos para testar a rede.


A radiação do celular sobe consideravelmente quando utilizado no carro, para que o sinal ultrapasse o material do carro (metal, vidro etc.). Por isso, evite-o usar se estiver dirigindo ou mesmo que seja o passageiro.

Eu sou um médico de saúde pública, educado em Harvard Medical School.
 Meu título atual é diretor do Instituto de Saúde e Meio Ambiente na Universidade de Albany eProfessor de Ciências da Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública. Antigamente, eu era oDecano da Escola de Saúde Pública da Universidade de Albany e Diretor daWadsworth Center for Research Laboratories e do New York Department of Health Estado Novo


2. I serviu como Secretário Executivo do Estado de Nova Iorque Linhas de alta tensão Projeto em década de 1980, um programa de pesquisa que mostrou as crianças que vivem em lares com elevado magnético domínios provenientes de linhas de alta tensão sofreram um risco elevado de desenvolvimento de leucemia. 

Após esta I tornou-se o porta-voz sobre as questões para o estado do campo eletromagnético (EMF), durante o tempo de meu emprego no Departamento de Saúde.

 Eu publiquei vários comentários sobre o assunto e editou dois livros. 

3. Eu sou um co-editor e um autor de contribuição do BioInitiative: uma justificativa para uma base biológica Pública padrão de exposição para campos eletromagnéticos (ELF e RF), www.bioinitative.org.

 Ele documenta bioeffects, efeitos adversos à saúde e saúde pública conclusões sobre os impactos da radiação eletromagnética (campos electromagnéticos, incluindo extremamente baixa frequência de campos de radiofreqüência / microondas ou RF-EMF ELF-EMF e). O capítulo a saúde pública deste relatório foi posteriormente publicado em um peer-reviewed revista.

 4. Além disso, eu sou um co-autor de Ajuste prudente política de saúde pública para Exposições campo eletromagnético, Opiniões sobre Saúde Ambiental, Volume 23, No. 2, 2008, anexado como Anexo A-2. 

5. Além disso, em 2009, fui convidado para apresentar ao Painel de Câncer do Presidente sobre objecto de campos e câncer powerline e radiofreqüência, e testemunharam sobre esta questão antes da Unite Unidos Câmara dos Deputados. 

6. Em suma, eu sou um médico de saúde pública, professor e ex-escola de saúde pública Dean, com experiência em eletrofisiologia, de baixa freqüência campos electromagnéticos bioeffects e ...

PDF COMPLETO EM  http://www.wirelesswatchblog.org/wp-content/uploads/2001/11/Amended-Declaration-of-Dr-David-Carpenter.pdf
Radiações Ionizantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.