domingo, 29 de abril de 2012

NAFTALINA – NAFTALENO – BENZENO – TOLUENO (cola de sapateiro) – Monóxido de Carbono – FORMALDEÍDO – OMS emite lista com os poluentes cancerígenos.


 NAFTALINA – NAFTALENO – BENZENO – TOLUENO (cola de sapateiro) – Monóxido de Carbono – FORMALDEÍDO – OMS emite lista com os poluentes cancerígenos.




Usadas desde a época das bisavós, as bolas de naftalina ainda são bastante utilizadas como repelente de traças e demais insetos. Inclusive alguns dos desodorizantes utilizados em sanitários também têm naftalina em sua composição, e o contato com estas bolinhas brancas, aparentemente inofensivas, é muito perigoso à saúde.

A estrutura química da naftalina é formada por dois anéis benzênicos, o que dá a esta substância a classificação de composto aromático. Compostos aromáticos são todos os compostos que possui o anel de benzeno, estrutura fundamental da família. Recebem esse nome, pois têm aroma (a maioria agravável, como o aroma do tolueno).

O princípio ativo da naftalina é explicado por uma característica física bem interessante: a sublimação, esta se define como a passagem do estado sólido para o gasoso de forma direta. Uma vez sublimada, a naftalina se apresenta no estado de vapor tóxico e
o homem também fica exposto ao risco ao inalar tal substância.

- Não utilize o produto em roupas para crianças, pois elas são mais suscetíveis à intoxicação.

Sintomas da intoxicação por naftalina: Fortes dores de cabeça, confusão mental, lesões no fígado e nos rins, irritação nos olhos, na pele e no aparelho respiratório.  A exposição a muito naftaleno pode danificar a produção de glóbulos vermelhos, causando em anemia hemolítica, gerando fadiga, falta de apetite, palidez ou coloração amarelada, inquietação, diarreia, sangue na urina, etc.

LIMPE SEU SANGUE DAS TOXINAS. PARA SABER MAIS É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO:
http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com.br/

O naftaleno (C10H8), também conhecido como naftalina, é encontrado no petróleo em pequenas quantidades. Quando exposto a animais que produzem leite e ovos, o composto passa para o leite e para os ovos

A Organização Mundial de Saúde emitiu um documento no qual 60 especialistas mundiais indicam níveis máximos de exposição a nove poluentes comuns no ar das nossas casas, na sua maioria causadores de cancro, e entre os quais se encontra a naftalina. Este é um material que os peritos recomendam que seja abolido do nosso ambiente doméstico.

Perigosa, sobretudo para crianças, é a naftalina, que ainda não abandonou os armários de muitas famílias e marca presença, com diversos aromas, em instalações sanitárias  de acesso público e mesmo no interior de viaturas, por exemplo, em táxis.



O benzeno foi também  um dos poluentes analisados. Está presente, também, no ar exterior, mas "as suas concentrações são maiores" no interior, pois provém de várias fontes: dos materiais de construção, do trânsito, do tabaco e dos solventes de limpeza. O seu efeito é carcinogênico, sendo o maior risco de leucemia. Não estão, até agora, definidos valores-limite de exposição. No entanto, a sujeição continuada a esta poluição parece aumentar a probabilidade de doença. Mais em: 

Tolueno (C7H8) composto químico que ficou conhecido no Brasil como cola de sapateiro, o uso contínuo do produto por inalação pode causar danos à saúde e até mesmo dependência, o tolueno é utilizados em vários outros tipos de cola, como as utilizadas na marcenaria.

  São a partir de sua matéria prima que se obtém os seguintes derivados: benzeno, caprolactama, sacarina, medicamentos, corantes, perfumes, TNT e detergentes.
É adicionado aos combustíveis (como antidetonante) e como solvente para pinturas, revestimentos, borrachas, resinas, diluentes em lacas nitro celulósicas e em adesivos. É a matéria-prima na fabricação do fenol, benzeno, cresol e uma série de outras substâncias. Esse composto químico é altamente inflamável, sua fumaça causa grandes danos a saúde como falta de ar, tontura, confusão mental e entre outros.

Já para o monóxido de carbono foram calculados limites, quer haja exposição crônica ou ela aconteça apenas durante um período do dia. Numa concentração elevada, este gás é mortal, mas com teores mais baixos reduz a capacidade de movimentos em pessoas saudáveis ou desencadeia angina em quem tenha problemas cardiovasculares.

Outro poluente com efeitos analisados por este documento da OMS, destinado a reduzir os riscos de saúde através da redução dos níveis de inalação de nove químicos,  é o formaldeído. Este é um componente de muitos vernizes, nomeadamente de mobiliário doméstico, e pode até ser encontrado em vernizes para unhas. Irritação e vermelhidão nos olhos e pestanejar mais frequente são os efeitos mais leves do formaldeído, que pode provocar cancro.

Também cancerígenos são os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (existem cerca de cem e a nafatlina é um deles). Eles resultam  do processo de queima da madeira e combustíveis, bem como dos churrascos. Também estão presentes no alcatrão dos cigarros e até em cosméticos que usam alcatrão.

A lista analisada pela OMS inclui ainda o dióxido de nitrogênio, gás irritante que afeta os pulmões e tem origem nos trânsito automóvel, e outros processos de queima de combustível. Cerca de 20% dos problemas respiratórios em crianças devem-se ao dióxido de nitrogênio.

A Agência Internacional para Pesquisas sobre o Câncer (IARC) concluiu que o naftaleno é possivelmente um agente cancerígeno para os seres humanos.
 Segundo a Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estado Unidos, em 1986 o naftaleno foi atribuído ao Grupo C: Carcinógeno – poderá causar câncer.

A naftalina usada antigamente como agente anti traça é um composto de partida para a produção de muitos produtos químicos, como o ácido ftálico, ftalatos, corantes, plásticos, solventes e derivados halogenados da naftalina (inseticidas, fungicidas e impregnantes para madeira).

http://www.mundoeducacao.com/quimica/cuidado-com-naftalina.htm
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior
http://noticias.universia.pt/vida-universitaria/noticia/2010/12/22/771292/naftalina-deve-ser-banida-dos-lares.html
http://www.diarioonline.com.br/
http://sersaude.com/2011/01/06/proiba-a-naftalina-na-sua-casa/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Naftalina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.