domingo, 22 de abril de 2012

RINS – MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E OS RINS - METAFÍSICA E OS RINS - RINS pela visão Ayurveda - Rins deficientes – Rins deficientes alguns sintomas - RINS E A ALIMENTAÇÃO- MUDANÇAS DE HÁBITOS QUE AJUDAM OS RINS

RINS – MEDICINA TRADICIONAL CHINESA 

 Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem uma história muito antiga e rica, e é a terceira forma de medicina mais antiga. Apenas a medicina Egípcia e a Babilônica são anteriores. O fato  da MTC existir à milhares de anos e ainda ser usada nos dias de hoje é uma prova do seu valor como forma de tratamento. A MTC foi pouco desenvolvida em outras civilizações do mundo, essencialmente devido ao isolamento da China. Vale conhecer sobre. Vários os acupunturistas que fazem uso do GFU antes da sessão para liberar a energia e tornar os resultados muito mais rápidos

A Medicina Tradicional Chinesa é uma medicina energética, ou seja, toma como base a existência de uma estrutura energética para além do corpo físico, e afirma que no nosso corpo a energia circula por canais que têm pontos específicos que, ao serem puncturados, reorganizam a circulação energética de todo o corpo. A doença, por sua vez, é sempre uma desorganização da energia funcional que controla e dinamiza os órgãos.

Rim

O canal ou meridiano do Rim tem relação com a função e o órgão dos rins e tem uma ligação interno/externo com a víscera bexiga. Está relacionado ao elemento água.
As principais funções do rim, segundo a medicina oriental, são:
·         Armazenar a essência,
·         "Governar" o nascimento, crescimento, reprodução e desenvolvimento,
·         Produzir as medulas,
·         "Alimentar" o cérebro
·         "Controlar" os ossos;
·         "Governar" a água,
·         Controlar a recepção do Qi;
·         O Rim "abre-se" nos ouvidos e manifesta-se no cabelo, controla os dois orifícios inferiores e "abriga" a força de vontade (Zhi).

Os rins são o local de armazenamento da essência vital (jing), uma substância sutil responsável pelo crescimento, desenvolvimento, reprodução e fertilidade.
Os rins também são considerados a fonte de yin e yang para todos os outros órgãos, assim, uma disfunção crônica em suas funções pode potencialmente afetar qualquer outra parte do corpo. 

As funções tradicionais dos rins 

Os rins armazenam a essência (jing). Jing, ou essência, é uma substância sutil que sustenta todos os processos da vida orgânica. Ao mesmo tempo em que os rins incluem os fluídos reprodutivos, seu alcance vai muito além dessa área. Existem dois tipos principais de essência: pré-natal e pós-natal.
A essência pré-natal é derivada do material genético dos pais, assim como de sua vitalidade, seu estilo de vida, hábitos e nutrição. Ela é essencialmente a constituição herdada por uma pessoa no nascimento.
A essência pós-natal, por outro lado, está ao alcance do controle da pessoa porque ela deriva da alimentação e do ar. Uma pessoa com uma essência pré-natal fraca pode levar uma vida ativa e saudável através da manutenção de uma forte essência pós-natal.

Rins deficientes – alguns sintomas :
 - Os rins controlam o metabolismo da água. O equilíbrio do yin e do yang nos rins determina a eficiência do metabolismo da água no corpo. Quando o yang do rim ou o qi do rim estão deficientes, urina em excesso ou edema (suor devido à retenção severa de fluído) pode ocorrer. Os rins retêm o qi.
- os rins proporcionam a força de "retenção" necessária para a inalação total. Portanto, quando o yang do rim ou o qi do rim está deficiente, uma pessoa pode ter dificuldade de inalação, como ocorre com as pessoas com asma. 
- Os rins controlam os ossos. De acordo com a fisiologia chinesa, os rins também são responsáveis pelo desenvolvimento de ossos fortes. Quando os rins estão deficientes, uma pessoa pode ter ossos quebrados e, subsequentemente, ferimentos recorrentes e saúde dental deficitária.
- Os rins produzem medula e estão conectados ao cérebro. A medula tem uma função muito mais ampla na Medicina Tradicional Chinesa do que na medicina ocidental. Na medicina ocidental, ela está envolvida primariamente com os ossos e o crescimento das células sanguíneas. Na fisiologia chinesa, a medula é derivada diretamente da essência e é a fonte da substância que compõe o cérebro. Deficiências na essência ou na medula podem aparecer em casos de retardamento mental. 

- Os rins se abrem dentro do ouvido. Essa função tem grande significado clínico: as dificuldades de audição geralmente podem ser tratadas com a nutrição dos rins. A capacidade auditiva dos bebês é tida como subdesenvolvida devido à falta de maturação da energia do rim. As pessoas idosas são propensas a ter oscilações nos ouvidos (zumbido) ou audição prejudicada devido ao esgotamento do qi dos rins com o tempo. 
O mau funcionamento dos rins pode causar muitos problemas e doenças, algumas delas são: nefrite, cálculos renais, insuficiência renal entre outras. A alimentação afeta bastante a saúde dos rins .

Os Rins e a Alimentação 
Os rins  são um par de órgãos muito importantes para nosso organismo e eles dependem de uma boa alimentação para ter sua funcionalidade correta. Conforme avançamos em nossa vida percebemos que nossos hábitos e costumes alimentares têm grande influência sobre esse órgão.

Os rins se localizam perto das costas e próximos às costelas, a função dos rins é processar o sangue e retirar resíduos e água transformando em urina. Os rins também mantêm a tensão sanguínea em estado normal e conserva as células e o ambiente das células em um estado de equilíbrio.

Os rins nunca param de trabalhar, todos os dias os rins processam muitos litros de sangue e filtram resíduos e água. A filtragem do sangue é feita por algumas unidades dos rins que são conhecidas como néfrons, cada rim tem um milhão de néfrons que trabalham como filtros.

Alguns alimentos que fazem muito bem para a saúde e perfeita função dos rins

Vitamina K - Alimentos ricos em vitamina K e ácido cítrico evitam a formação de cálculos renais, melhoram a mineralização e manutenção de ossos e dentes fortes e, podem prevenir e tratar a osteopenia.
- Bons exemplos são: limão, tamarindo, clorofila, portanto, as folhas verdes escuras, alface escura, repolho, couve-flor, brócolis, espinafre, aspargo, Erva doce,Salsão ou Aipo e a Salsa.
- Chá verde e de ervas diuréticas (capim-limão, cabelo de milho, quebra-pedra, boldo, carqueja, erva-doce e salsa). Lembrar que estes alimentos devem ser consumidos crus porque o cozimento destrói sua vitalidade e o congelamento destrói a vitamina K. Assim, os sucos (verdes) e desintoxicantes são excelentes para a saúde dos ossos, dentes e rins, mas precisam ser preparados no momento do seu consumo.

Omega 3
Alimentos que possuem Omega 3 também previnem doenças renais em nosso organismo.
Peixe de água fria;
Óleo de fígado de bacalhau;
Gergelim;
Semente de linhaça.
Óleo de Oliva

:
- Durante todo o ano buscar reduzir o consumo de sal, açúcar refinado, doces processados, massas refinadas, proteína e gordura animal.

- Praticar atividades físicas moderadas e regulares para tonificar coração, pulmões e ossos, pois eles estando bem, menor esforço de compensação irão causar aos rins. Ideal que sejam ao ar livre para receber o estímulo da luz solar sobre a vitamina D
 
- Massagear sempre que lembrar, com movimentos circulares, toda a região lombar, que vai desde a cintura até o cóccix.

Actualmente são oito os principais métodos de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa:
Fitoterapia chinesa (fármacos)
Acupunctura
Tuina ou Tui Ná (massagem e osteopatia chinesa)
Dietoterapia (terapia alimentar chinesa)
Auriculoterapia (tratamento pela orelha)
Moxabustão
Ventosaterapia

CULTURA CHINESA
Toda a cultura chinesa assenta em duas teorias base: a teoria do yin/yang e a teoria dos cinco elementos. Toda a visão do mundo dos chineses nasce a partir destes dois princípios básicos. A medicina chinesa, como legado cultural chinês, aplica estes princípios à compreensão da natureza e do corpo humano, e a partir daí constrói o seu corpo de saber científico tradicional.
Largamente estudada e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a MTC possui hoje, mesmo a nível Ocidental, um valor inegável. De tal modo que a própria OMS emitiu, já há alguns anos, uma lista em que reconhece a sua eficácia em patologias tais como:
§  Bronquite, pneumonia, asma, rinite, sinusite, hipertensão arterial;
§  Úlcera peptídica, disfunção biliar, diabetes Mellitus, acne, dermatite, reumatismo;
§  Má posição fetal, hemorroidas, celulite, obesidade, insônias, obstipação, alcoolismo, dores articulares, prostatite, incontinência urinária e fecal;
§  Enurese, síndrome de ménierre, ciática, nevralgia do trigêmeo, polinefrite, cefaleias, depressão, neuroses psíquicas, torcicolite, tenossinovite, tabagismo;
§  Gripe, tosse, tonturas e vertigens, zumbidos, angina de peito, otites, impotência sexual, problemas menstruais, síndrome menopausica e patologias da mama.


Práticas físicas (exercícios integrados de respiração e circulação de energia, e meditação como: Chi Kung, o Tai Chi Chuan e algumas artes marciais) consideradas métodos profiláticos para a manutenção da saúde ou formas de intervenção para recuperá-la.

http://www.medicinachinesa.net/
http://www.medicinachinesapt.com/
http://www.medicinachinesapt.com/historia.html - Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história da  Medicina Chinesa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_%C3%B3rg%C3%A3os_Zang_Fu#Rim
http://saude.hsw.uol.com.br/orgaos-yin5.htm
http://integracaoholistica.blogspot.com.br/2012/06/dicas-e-cuidados-com-os-rins-medicina.html

http://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/os-5-sistemas-excretores/409-as-funcoes-dos-rins

METAFÍSICA E OS RINS.
RINS
É o filtro das emoções em relação ao futuro.

As pessoas que se sentem inseguras quanto ao futuro e temem naufragar nas passagens da vida entregam-se a pensamentos tensos provocando dores agudas nos rins.

Se você acredita realmente nas ”pedras do seu caminho”, como reflexo dessa sua crença, crescerão pedras em seus rins.

O medo do futuro, retido em seu coração, reterá também a água do seu corpo, que simboliza o fluxo da energia vital.

As críticas que você faz são geradas por sua própria insegurança. Portanto, procure olhar os problemas como forma de aprendizagem e não como injustiças contra você.

Quando achamos que alguém está nos prejudicando, esquecemos que essa pessoa também pode estar se defendendo ou se precavendo de nós.
Se roubaram as suas ideias ou coisas materiais, isso foi devido ao fato de seus pensamentos estarem em constante aflição e defesa e atraírem exatamente aquilo que você temia, mesmo quando você estava aparentemente tranquilo, pois o que vale é a sua crença secreta.

Enquanto você estiver se defendendo mentalmente contra esse tipo de medo, os fatos continuarão a acontecer, como se você fosse perseguido pelo azar.

Tenha pensamentos alegres e positivos! Acredite que nada nem ninguém deste mundo podem destruir seus sonhos. Tenha coragem de colocar seus sonhos em prática.
Observe cuidadosamente seu comportamento diário e perceba quantas vezes você se lamentou hoje. Saiba que a soma de suas reclamações e choramingos acionará, em seu subconsciente, formas maléficas de ele entrar em contato com você e alertá-lo que seus pensamentos estão em desequilíbrio.
Com essa atitude negativista quanto ao futuro, seu inconsciente — comandado pelo seu subconsciente — fará somatizar em seus rins algum tipo de inflamação ou qualquer outra doença, porque a mente inconsciente ”sabe” que os rins simbolizam o medo do futuro e insegurança.

Tenha força de vontade para eliminar esse mau hábito. Desligue-se de pessoas que só reclamam da vida ou exercite-se as auxiliando também na mudança de suas condutas pessoais.

Faça dentro de sua casa, como uma brincadeira, o seguinte: peça aos membros de sua família que um fique atento ao outro durante o dia e que, toda vez que qualquer deles pronunciar uma palavra negativa, ficará obrigado a corrigi-la e substituí-la por outra positiva.
Fazendo assim, todos sentirão na pele o quanto eram displicentes em relação à sua conduta e, ao mesmo tempo, todos se ajudarão mutuamente a transformar o lar em um ambiente de alegria e prazer.

Se ninguém quiser colaborar com você nessa ”brincadeira”, trabalhe sua própria mente para corrigir-se e dê o exemplo de pessoa segura, constante, determinada e tranquila.
Tire o excesso de preocupação de seus ombros e deixe sua mente seguir seu fluxo normal, isto é, preocupe-se em trabalhar perfeitamente no presente, concentrando-se no ”agora”.
 Deixe o futuro como consequência do ”agora” e não sofra por antecipação. Confie mais em você!

Destrua as expectativas que você criou sobre algumas pessoas e sobre a vida.
 Pare de esperar que os outros o entendam e deixe de viver limitações.
 Vá em frente com sua garra e não se preocupe se será ou não amado.
Quanto mais você esperar reconhecimento, mais sofrerá decepções e mágoas, pois ninguém é obrigado a reconhecer os valores que você pessoalmente acredita serem bons.

Cada um tem sua verdade. Carregue a sua sem guerras. Apenas leve-a no coração para servir-lhe de guia em seu caminho. Relaxe! O mundo é de todos!

Linguagem do Corpo Vol. I - Aprenda a Ouvi-lo para uma Vida Saudável

Acredito que a verdadeira cura é a aquela que cura o ser em sua totalidade. O GFU - APARELHO DE ELETROTERAPIA -  foi projetado para equilibrar o SER fisicamente  emocionalmente, vitalizando órgãos e sistemas,  retirando metais pesados aumentando a oxigenação do sangue e colaborando com a restauração do sistema imune que extermina invasores que causam as doenças. 

Ficamos fortalecidos com certeza. E fortalecidos nossos sistemas voltam a funcionar. Sistemas funcionando, nossas energias retornam e tudo volta a trabalhar num ritmo de perfeição.

Segundo a psicóloga americana Louise L. Hay, todas as doenças que temos são criadas por nós. Mais sobre em :http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com.br/2011/03/3.html
*RINS: Crítica, desapontamento, fracasso.

Uma visão pelo Ayurveda Tibetano:
Rim: Envolvem emoções e são os processadores do canal de água mais importante, porque é onde é armazenado os temores resultantes dos traumas, que possam prejudicar a vitalidade dos blocos individuais a sua motivação e entusiasmo. Quando o medo é armazenado nos rins, o indivíduo se tornará incapaz de lidar com situações emocionais no futuro.

A DOENÇA COMO CAMINHO

'A Doença Como Caminho', de Thorwald Dethlefsen e Rüdiger Dahlke,

Doenças Renais
Quando temos alguma coisa nos rins devemos fazer a nós mesmos as seguintes perguntas:
1 - Quais problemas me afligem no âmbito conjugal?
2 - Acaso tenho tendência a estagnar na projeção e, desta forma, a considerar os erros do meu parceiro como problemas que só dizem respeito a ele?
3 - Deixo de ver a mim mesmo no modo como o meu parceiro se comporta?
4 - Ando me apegando a velhos problemas e, deste modo, interrompendo o fluxo do meu próprio desenvolvimento?

5 - A que salto para o futuro meu cálculo renal está tentando me estimular?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.