domingo, 29 de abril de 2012

IMUNOLOGIA e SISTEMA IMUNOLÓGICO - Mecanismos de defesa

Termos mais comuns usados quando se fala em Imunologia.

É a implantação, crescimento e proliferação de seres agressores no organismo hospedeiro, acarretando-lhe prejuízo.

Inflamação: Reação de defesa de um tecido em relação a presença de um agente agressor.

Agente infeccioso: Qualquer ser capaz de originar infecção.

Infecciosidade: Característica de um agressor que tem poder de infectar.



O sistema imunitário (também conhecido como sistema imunológico) compreende todos os mecanismos pelos quais um organismo multicelular se defende de invasores internos, como bactérias, vírus ou parasitas.Importância do uso do GFU, o ser humanos está enfraquecido, seu  sistema imunológico não está conseguindo cumprir sua função corretamente. O sangue está ácido carregado de toxinas, metais e micro organismos patogênicos ... e MUITA gente adoecendo sem saber porque.

O homem mantém contato direto com uma grande quantidade de organismos com características biológicas bastante variadas, grande quantidade de agentes infecciosos: vírus, bactérias, fungos, protozoários e parasitas e parasitos multicelulares (muitos dos quais podem causar um desequilíbrio fisiológico local ou generalizado causando o estado de doença – um exemplo já colocado é o caso da Cândida que se transforma em Candidíase crônica. A Cândida Albicans como já colocado em Candidíase, está presente na maioria das Doenças crônicas e auto-imunes).




Como estes organismos apresentam-se de formas bastante diferentes, há a necessidade de uma ampla variedade de respostas imunes para controlar cada tipo de infecção. 


SISTEMA IMUNOLÓGICO
São as defesas naturais do organismo. Trata-se de um batalhão de células especializadas em identificar e destruir todos os microrganismos estranhos que entram no corpo. Esse deveria ser nosso processo normal. Infelizmente não é o que vem acontecendo. Mas podemos lidar com essa disfunção de forma simples. GFU + foco no pH para  equilibrar o sistema ácido-base e em casos mais sérios verificar a eletricidade do corpo.

COMO FUNCIONA
Assim que um organismo infeccioso entra no corpo humano (pode ser vírus, bactéria, fungo ou parasita), os primeiros a reagir são os macrófagos, que atacam os intrusos
O restante dos invasores servem de sinal para que as células T ordenem as células B, ambas integrantes do sistema de defesa, para iniciar a produção de anticorpos.

Linfócitos T
Possuem uma ampla variedade de atividades interagindo com células fagocitárias, atuando no controle do desenvolvimento dos linfócitos B e atuando como defesa na destruição de células infectadas.

Linfócitos B
Combatem patógenos extracelulares e seus produtos através da produção de anticorpos.

Os anticorpos se fixam nos invasores e sinalizam aos fagócitos para destruí-los. A partir daí, todas as defesas estão em ação para combater a doença. Depois que a infecção é vencida, o corpo passa a ter imunidade (temporária ou permanente) contra o mal. Naturalmente, precisamos sofrer da doença para conseguir a imunidade natural. Mas o sistema imunológico, embora perito em eliminar infecções, nem sempre ganha da doença. O que explica o aumento das doenças, tanto em variedade como em quantidade. O Ser humano está enfraquecido e seu sistema imune não está dando conta  do recado.














Os vírus mudam a maneira de se apresentar enganando o sistema imune.
Só percebemos a importância do sistema imune quando ele falha e adoecemos.

Existem dois tipos de mecanismos de defesa: 
- os inatos ou não específicos, como a proteção da pele, a acidez gástrica, as células fagocitárias ou a segregação de lágrimas;
- e o sistema imunitário adaptativo, como a ação direccionada dos linfócitos e a sua produção de anticorpos específicos.

Barreiras físicas

  • A pele: A sua superfície lipofílica é constituída de células mortas ricas em queratina, uma proteína fibrilar, que impede a entrada de microorganismos.
  • As secreções ligeiramente ácidas e lípidicas das glândulas sebácea e sudorípara, criam um microambiente cutâneo hostil ao crescimento excessivo de bactérias.Veja a importância da transpiração e o que se fala sobre o uso de desodorantes antitranspirantes.
  • O ácido gástrico é uma poderosa defesa contra a invasão por bactérias do intestino. Poucas espécies são capazes de resistir ao baixo pH e enzimas destruidoras que existem no estômago.No processo de digestão a função dos ácidos e a importância do pH baixo.
  • A saliva e as lágrimas contêm enzimas bactericidas, como a lisozima, que destroem a parede celular das bactérias.
  • No intestino,em intestino delgado e a Disbiose esse assunto é bem explicado as numerosas bactérias da flora normal, competem com potenciais patogénios por comida e locais de fixação, diminuindo a probabilidade de estes últimos se multiplicarem em número suficiente para causar uma doença. É por isso que o consumo de demasiados antibióticos orais é um dos motivos que pode levar à depleção da flora benigna normal do intestino. Espécies perigosas podem multiplicar-se sem competição, causando, posteriomente, diversas doenças.Interessante, falam e sempre falam dos antibióticos....

  • O muco é outra defesa, revestindo as mucosas. Ele sequestra e inibe a mobilidade dos corpos invasores, sendo a sua composição hostil para muitos microorganismos. Além disso, contém anticorpos do tipo IgA.

 Fagócitos

Os fagócitos são as células, como neutrófilos e macrófagos, que têm a capacidade de estender porções celulares (pseudópodes) de forma direcionada, englobando uma partícula ou micro organismo estranho. Este microrganismo é contido num vacúolo, o fagossoma, que depois é fundido com lisossomas, vacúolos ricos em enzimas e ácidos, que digerem a partícula ou organismo. 



Os fagócitos reagem a citocinas produzidas pelos linfócitos, mas também fagocitam, ainda que menos eficazmente, de forma autónoma sem qualquer estimulação. Naturalmente esta forma de defesa é importante contra infecções bacterianas, já que virus são demasiado pequenos e a maioria dos parasitas demasiado grandes para serem fagocitados. 

A fagocitose também é importante na limpeza dos detritos celulares após infecção ou outro processo que leve a morte celular nos tecidos. No entanto os fagócitos morrem após algumas fagocitoses, e se o numero de invasores e de detritos for grande, poderão ambos, fagócitos e bactérias, ficar presos num liquido pastoso e rico em proteínas estruturais, que se denomina pus  É um sistema bem complexo. Simples quando funcionando em equilíbrio.

Além disso estas células produzem radicais livres, formas altamente reactivas de oxigênio, que danificam as bactérias e outros invasores além dos tecidos a sua volta.
Algumas bactérias como o Mycobacterium tuberculosis, que causa a tuberculose, têm mecanismos de defesa contra a digestão após fagocitose, e sobrevivem dentro do fagócito parasitando-o e escondendo-se aí dos linfócitos.

Fagócitos e células relacionadas:
  • Neutrófilo: é o mais abundante dos fagócitos e é sempre o primeiro a chegar ao local da invasão. Fagocita e mata as bactérias.
  • Macrófago: célula gigante, a forma madura do monócito, tem capacidade de fagocitar muito mais bactérias que o neutrófilo. A sua diferenciação é estimulada por citocinas. É mais eficaz na destruição das bactérias que o neutrófilo, mas vive menos tempo, tendo de ser formado de novo a partir de monócitos em cada infecção.
  • Basófilo e Mastócito são células pouco fagocíticas que libertam histamina e são importantes em algumas reacções alérgicas (como a asma) e também na defesa dos parasitas. São activadas por um tipo de anticorpo, a IgE.
  • Eosinófilo: célula não fagocítica mas relacionada ao neutrófilo. Importante na defesa contra parasitas.
Os neutrófilos, eosinófilos e basófilos também são conhecidos como polimorfonucleados (devido aos seus núcleos lobulados) ou granulócitos. Em sangue e como ver um exame de sangue dá para sabermos um pouco mais sobre nossos exames de sangue.

 Sistema complemento

O sistema complemento é um grupo de proteínas produzidas pelo fígado, presentes no sangue.

Elas reconhecem e ligam-se a algumas moléculas presentes em bactérias, ou são activados por anticorpos ligados a bactérias. Então inserem-se na membrana celular do invasor e criam um poro, pelo qual entra água excessiva, levando à lise (rebentamento osmótico da célula).

Outras proteínas não específicas incluem a proteína c-reactiva, que também é produzida no fígado e se liga a algumas moléculas comuns nas bactérias mas inexistentes nos humanos, ativando o complemento e a fagocitose.  Veja a importância do fígado estar OK.
Muito comum as pessoas sentirem dores nas articulações e nos músculos, depressões, insônias, problemas de pele, problemas de bexiga e rins. Fígado sobrecarregado que na sequência  vai sobrecarregar os rins.

Orgãos linfóides

A medula óssea é o local onde se situam as células estomáticas, que dão origem a todas as células do sistema imune e ainda das plaquetas e eritrócitos. É ainda o local de maturação de todas estas células, com excepção dos linfócitos T.

O Timo é o local de maturação dos linfócitos T.

Os gânglios linfáticos são orgãos pequenos com forma de feijão, situados em todo o corpo. Eles contém linfócitos B e linfócitos T4 e T8, e são os locais de recolha de antigênios (filtração) da linfa. 

Aí se organizam e controlam as defesas e formam foliculos linfóides onde os linfócitos B com receptores especificos para os antigénos se maturam em plasmócitos produtores de anticorpos.

Aí também se maturam os linfócitos T8 especificos do antigeno em linfócitos citotóxicos. As células apresentadoras de antigénios como célula de Langerhans e os fagocitos afluem aos ganglios para apresentar antigénios recolhidos (ou fagocitados) da periferia aos linfócitos.

O Baço é um orgão filtrador do sangue contendo foliculos semelhantes aos dos ganglios linfáticos (que filtram a linfa).

O Fígado é primariamente um orgão metabólico, mas também alberga muitos fagócitos e é ele que produz as proteinas imunitárias como o sistema complemento. Controla as invasões intestinais já que filtra todo o sangue proveniente do intestino pela veia porta.

O Intestino e os Brônquios são importantes órgãos imunitários. 
Contêm uma camada com folículos linfóides (o MALT -mucosa associated lymphoid tissue ou BALT), plenos de linfócitos, que reagem aos antigênios e outras reações contra eles. Controlam também a flora normal de bactérias intestinais.

As tônsilas (amigdalas) são aglomerados de tecido linfoide em redor da entrada da faringe, controlando os invasores que entram pela boca.

 Alergias, doença autoimune,e leucemias

As alergias são reações imunitárias a um antígeno estranho. Quando o nosso sistema imunológico não consegue combater os invasores de forma eficaz, o corpo pode reagir com doenças, infecções ou alergias.

As substâncias que são estranhas ao nosso corpo são chamadas de antígeno.
Nas pesquisas realizadas vemos a alergia , qualquer que seja, como um aviso de que o sistema imuno está enfraquecido e não conseguindo realizar com clareza as suas funções.Com o tempo a pessoa passa a sentir problemas com cheiros, perfumes, gasolina, álcool, entre outros. É comum a pessoa que tem quadro alérgico a cheiros ter uma questão emocional variável e dores musculares. O GFU equilibrando as defesas ajuda muito a acabar com as alergias.

As doenças autoimunes são devidas à perda da capacidade dos linfócitos em distinguir os antigênios. O sistema ataca as próprias células do corpo, julgando-as invasoras. 

As leucemias (na medula óssea e sangue) e linfomas (nos gânglios linfáticos) são neoplasias (ou seja cancro) das células do sistema imunitário. Elas decorrem muitas vezes com efeitos auto-imunes e de imunodeficiência (um corpo debilitado, estressado, por demais contaminado – que vem brigando já há algum tempo com microorganismos)e são altamente invasivas, já que circulam livremente pelo sangue e linfa.(onde atua o GFU - eletroterapia)

SUGESTÃO de TRATAMENTO NATURAL sem CONTRA INDICAÇÃO.

O GFU - Gerador de Frequência Única que é o principal para uma solução mais rápida e eficiente de qualquer tratamento. Temos o conhecimento que com a eliminação dos metais pesados, das toxinas e químicas a oxigenação celular é favorecida e com um sangue limpo e oxigenado as formas vivas que enfraquecem o Ser não encontram habitat para se desenvolverem e morrem. Com essa limpeza e oxigenação as células se reequilibram e voltam a captar os nutrientes e realizar suas funções tão importantes para o nosso corpo, nossa Saúde e Qualidade de Vida.
 http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com

- Fazer a suplementação com a Água Oxigenada para uso interno e externo – P10
A Água oxigenada P10 oxigenando o sangue e colaborando na eliminação dos parasitas dos órgãos e desintoxicando. Muito bom seu uso para a pulverização dos ambientes. Limpa e oxigena o ar que respiramos. 
Fazer a pulverização na casa várias vezes ao dia. Fazer a noite no quarto antes de dormir. Bater no colchão e cama antes de dormir. Pode usar os travesseiros para bater. Mais sobre em: 
https://mineraisnaturais.blogspot.com/2011/09/56.html

-  Skrill - Seus- macro e micros nutrientes são facilmente assimilados pelo organismo. Como atua no sistema imunológico é indicado para todas as patogenias físicas, mentais e emocionais. Com a mineralização que esse concentrado proporciona ao organismo, o metabolismo volta a se equilibrar e as síndromes degenerativas regridem ou desaparecem.  Para aumentar o sistema imunológico.
Mais sobre em: https://mineraisnaturais.blogspot.com/2011/09/57.html

 - Suplemento Mineral Magnovital - que favorece todo o sistema glandular. Muito bom para reequilibrar toda a parte hormonal. Muito usado ultimamente para o equilíbrio das glândulas reprodutoras para o  estresse emocional e oxidativo que desequilibra o Hipotálamo. O hipotálamo é o centro regulador que cuida do equilíbrio do corpo. Ótimos resultados para menopausa e depressão.
Mais sobre em: https://mineraisnaturais.blogspot.com/2011/09/55.html

- Suplemento Carbovital - Concentrado mineral que contém os sais minerais existentes nos fósseis vegetais. Sua composição na proporção correta para uso interno faz desse produto um energético que aumenta rapidamente as reservas vitais e reequilibra toda a flora intestinal.
Mais sobre em: https://mineraisnaturais.blogspot.com/2011/09/53.html

- Sol.Regeneradora - Suplemento de Minerais FA -  Muito bom para câncer, cistos e todas as patogenias mais longas e emergenciais. No organismo espalhados por vários órgãos, glândulas, artérias, pele e veias há depósitos que devem ser excretados. Objetiva a limpeza do organismo. Em fases de estresse, o corpo necessita de uma ajuda.

Mais sobre em:
https://mineraisnaturais.blogspot.com/2011/09/54.html

Para as dores  a sugestão é massagear com o Salskrill.
Mais sobre em: https://mineraisnaturais.blogspot.com/2011/09/47_10.html

https://gfugeradordefrequencia.blogspot.com/2011/03/x_1065.html

Fico a disposição, desejando TUDO de BOM. Helô
Mais em: http://pt.wikipedia.org/
Melhores artigos – Biologia e Medicina - sistema imunitário
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-imunologico/imunologia.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.