domingo, 22 de abril de 2012

OLHOS e FÍGADO -VISTA CANSADA - RADIAÇÃO DO MONITOR E DICAS - CVS - MONITOR E SEUS OLHOS - PROTEGENDO SEUS OLHOS - -USO CORRETO DO MONITOR - OLHOS









É assim na vida moderna.

Milhões de pessoas no mundo passam o dia inteiro trabalhando em frente ao computador. O smartphone é usado para trocar mensagens, consultar e-mails e acessar a internet. Em casa, dedicamos um bom tempo à televisão e o tablet ainda serve para ler um livro. 

Já parou para calcular quantas horas você passa de frente para uma tela?

 O hábito aparentemente inofensivo pode se tornar um inimigo da saúde ocular. Os olhos precisam trabalhar em dobro, enquanto o número de piscadas diminui, levando ao que se chama síndrome da visão de computador (CVS, sigla em inglês). Irritação, ardência e vermelhidão nos olhos, além de sonolência, dor de cabeça, mal-estar e cansaço, estão entre os sintomas do problema, comum em uma sociedade tecnológica.

Os computadores vêm se mostrando indispensáveis enquanto ferramentas comerciais e de entretenimento. No entanto, ao mesmo tempo em que facilitam o nosso trabalho e o nosso cotidiano, trazem potenciais problemas para a nossa saúde por causa das radiações emitidas pelos monitores, teclados etc. 

ALGUMAS DICAS:

MONITOR E RADIAÇÃO 
- alinhe o topo do monitor à altura dos olhos 
– uma caixa de madeira ou uma pilha de livros pode ajudar. - Proteja a visão mantendo-se a cerca de 40 cm da tela. “E pisque constantemente para evitar o ressecamento ocular”, 
 - Regule o brilho e o contraste do seu monitor de forma a que se torne menos "agressivo" para os seus olhos.
 - Evite o reflexo no monitor de luzes ambientes ou mesmo da luz duma janela.
 - Evite "trabalhar em negativo", ou seja, trabalhar por exemplo num processador de texto com fundo preto e letras a branco e a ver um texto numa folha de papel branco com letras a preto. Hoje em dia a generalidade dos programas são em fundo branco com letras a preto evitando assim esse inconveniente. 
- Em certos casos a colocação de filtros no computador ou o uso de óculos apropriados podem ser uma boa contribuição para um trabalho ao computador menos fatigante. 





 Nós estamos sempre expostos a essas radiações. 
O que podemos fazer passa por aplicar meios viáveis para nos protegermos contra efeitos deletérios de radiação ?

 Há vias para diminuir as radiações do computador. Por exemplo, é melhor usar computadores novos, porque emitem menos radiações. Para mesmo modelo e na mesma distância, o grau radioativo dos computadores velhos é duas vezes maior que os novos.
- Evite colocar objetos metálicos na sala evitando assim a reflexão.

Respeitarmos a distância ideal é mais uma dica a ser seguida.





O que é síndrome de visão de computador?



A Síndrome de visão de computador, do inglês "Computer Vision Syndrome" (CVS), pode ser definida como um conjunto de sinais e sintomas que as pessoas apresentam ao usar os computadores por tempo prolongado.

Já parou para calcular quantas horas você passa de frente para uma tela? O hábito aparentemente inofensivo pode se tornar um inimigo da saúde ocular. Os olhos precisam trabalhar em dobro, enquanto o número de piscadas diminui, levando ao que se chama síndrome da visão de computador.

 Alguns sintomas: Irritação, ardência e vermelhidão nos olhos, além de sonolência, dor de cabeça, mal-estar e cansaço, estão entre os sintomas do problema, comum em uma sociedade tecnológica.

Ao permanecer horas seguidas em frente a uma tela, é comum esquecer um ato involuntário fundamental para a saúde ocular. "Piscar é necessário para renovar a lágrima, que tem duas funções básicas: proteção e lubrificação. Ela contém substâncias antibacterianas que defendem os olhos de agressão externa e age para umedecê-los, protegendo a córnea"

O ar-condicionado colabora para o surgimento de sintomas comuns entre pacientes com CVS. Geralmente, quem trabalha o dia inteiro diante de um computador está em um ambiente climatizado pelo equipamento, que rouba o fluido corporal, inclusive a lágrima, deixando os olhos ainda mais secos.

Jeffrey Anshel, oftalmologista da clínica Corporate Vision Consulting, nos EUA, onde pacientes aprendem a usar o computador sem forçar os olhos faz alguns esclarecimentos.

1 - Por que a síndrome da visão de computador (CVS) é comum hoje?
Nossos olhos não são desenhados para manter o foco em imagens próximas por horas a fio, de modo que isso pode forçá-los.

2 - O que o senhor sugere para reduzir os riscos da CVS?
Recomendo o “3-B” (em inglês): piscar, respirar e parar. As pessoas devem piscar constantemente para manter os olhos lubrificados; e a respiração deve ser constante e uniforme. Também é importante fazer pausas para permitir que os olhos relaxem. A maneira mais fácil de se lembrar das paradas é seguir a “20-20-20 rule” (em inglês): parar 20 segundos, a cada 20 minutos, e manter uma distância de seis metros da tela.

3 - Como a ciência está lidando com a CVS?
Realmente não há muito o que fazer para lidar com esses problemas, exceto fabricar telas de melhor qualidade (mais próximas da visualização de uma folha de papel). Há uma empresa que está fazendo óculos específicos para usuários de computador, mas o maior problema é que estamos usando a máquina para tudo. Precisamos fazer pausas!
_____________________


Segundo o oftalmologista do H. Olhos, Dr. Pedro Antônio Nogueira Filho, ficar na frente do computador ou da televisão por muito tempo pode gerar alguns problemas de visão. 

Fique atento se você já sentiu cansaço visual, vermelhidão, ardência, lacrimejamento, incômodo à claridade, visão embaçada, sensação de peso nas pálpebras, entre outros sintomas.

Dr. Nogueira Filho disse a INFO que aparelhos eletrônicos ativam uma forma de atenção no Sistema Nervoso Central Humano, a "Atenção Ativa". Ela é capaz de inibir mecanismos autônomos (aqueles onde não é necessário pensar para que seja realizado, ou seja, é automático), como piscar dos olhos.
“A Atenção Ativa retarda o processo e diminui a frequência do movimento, algo essencial ao bem estar dos olhos, que precisam estar lubrificados”, afirma. Quem realiza a distribuição da lágrima sobre os olhos são as pálpebras quando realizam o movimento do piscar.
A Síndrome da Visão Cansada é o problema mais conhecido de todos. Ela acontece pela fixação das vistas na tela dos aparelhos que emitem luz durante muito tempo. Veja a seguir oito dicas do Dr. Nogueira Filho para seguir no cotidiano e evitar problemas na vista:
1. Faça pausas e saia da frente do computador ou televisão. “As pausas devem ser realizadas a cada 30 ou 60 minutos, devendo ter duração de cerca de 10 minutos”, afirma. 
2. Durante a pausa, olhe pela janela ou para um ponto distante da casa. “Orientamos que o paciente procure usar a visão para longe, buscando o horizonte quando em frente a uma janela ou sacada, por exemplo”, diz.
3. Procure piscar mais. É comum, principalmente durante os jogos, que o torcedor fique concentrado por um longo período. Isso causa um aumento do tempo entre as piscadas e no ressecamento ocular. “O usuário fica com a córnea hipersensível, o que causa os sintomas já citados”, disse. Aos poucos, isso pode causar inflamações e ulcerações.
4. Evite brilhos ou reflexos na tela. Para isso, é possível mudar o ângulo de inclinação ou mesmo usar protetores de tela ou tela plana.
5. Mantenha a iluminação ambiente adequada. “Devemos observar que o atual ‘ambiente de trabalho’ é reconhecido como um ambiente hostil, pois envolve iluminação excessiva, umidade do ar baixa (devido o uso do ar condicionado e aquecedores em geral), além do uso dos aparelhos eletrônicos”, afirma. O ideal é que tudo isso seja usado de forma moderada, inclusive a intensidade da iluminação dos aparelhos eletrônicos.
6. Evite ar condicionado ou ventilador direto sobre o rosto. É importante que a temperatura ambiente seja amena. O excesso de vento e as temperaturas baixas podem ajudar a ressecar os olhos e deixar a córnea sensível.
7. A distância ideal para assistir TV deve ser de dois metros. Além de melhorar o campo de visão da tela, essa técnica pode evitar problemas de visão.

8. Evite deixar o monitor do computador ou a televisão acima da linha do olhar. Isso pode provocar um ressecamento maior, já que nesta posição é preciso manter os olhos mais abertos.

A alimentação também pode ajudar:

- Podemos comer algumas cenouras, tomates e carne magra, que contêm abundantes vitaminas A e C. 

- A espirulina também pode nos ajudar a proteger contra radiações. 

 Como se proteger contra as radiações dos computadores?- O meio mais fácil é beber na manhã entre 2 e 3 xícaras de chá verde e comer uma tangerina. 

O chá está repleto de provitaminas A que podem se transformar em vitaminas A ao serem absorvidas por corpo humano.

 A vitamina A não só constitui uma matéria-prima para substancias contra a radiação, mas também beneficia os olhos, pois nos permite vermos coisas mais claramente na escuridão. Se não gostar do chá verde, pode recorrer ao chá de crisântemo, com semelhantes efeitos.

Uma boa dica é lavar o rosto depois de usar o computador. Ajuda a diminuir em até 70% os efeitos da radiação.

Quando usarmos o computador, devemos ajustar o brilho de monitor. Geralmente, as emissões aumentam com o brilho.

 No entanto, o monitor não pode ser escuro demais, porque isso pode fatigar os olhos. 

Além disso, devemos manter uma distância apropriada do monitor. Quando maior a nossa proximidade, maior a nossa exposição à radiação.

 O espaço mínimo recomendado é de 0,5 m. 

 O cacto também faz bem para atenuar as radiações. No meu trabalho uso o GFU - aparelho de Eletroterapia , os gráficos de proteção para eletro eletrônicos e pedras. Deixo sempre 1 copo de água com sal como termômetro - fez bolinhas ... sinal que o local está ionizado. Pulverizar o ar com o P10 - Peróxido de Hidrogênio.
 http://mineraisnaturais.blogspot.com.br/2011/09/56.html




 Uma boa ventilação é indispensável para diminuir a proporção no ar de uma substância química que pode casar cancros, emitida durante o funcionamento do monitor.


http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/
http://http://forum.noticiasnaturais.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.